COMO FAZER UM SARAU?

Como já sabemos o sarau é uma reunião de pessoas para ler trechos de livros favoritos (ou até de obras próprias), cantar músicas, dançar conforme o som dentre outras coisas e o legal é que podemos organizar da forma como quisermos: temático, com ou sem música de fundo ( no caso dos sarais de leitura), em volta da lareira, ao ar livre, na sala de aula etc. Veja algumas dicas de como fazer um sarau de leitura na sua casa:



1ª Dica: Chame os amigos que realmente gostam de literatura. Quem lê esporadicamente pode se entediar com o objetivo do sarau que é a leitura.

 
2ª Dica: Tenha um bom espaço na sua casa para abrir uma "roda". Espalhe cadeiras, bancos e almofadas no chão (puffs são uma boa dica) para que todos possam ficar de frente para o meio da "roda", que é o local onde o leitor da vez fica. Nesse caso, o espaço pode ser um jardim, em volta da lareira ou até mesmo na sala de estar.
 
3ª Dica: Procure definir um tema do sarau. Por exemplo: faça só de livros de romance ou então de livros de crimes. Colocar temática no sarau pode parecer restritivo, mas fica bem bacana e divertido, afinal, cada participante pode escolher o autor favorito de cada tema.
 
4ª Dica: Defina um horário para terminar, senão, pode ficar cansativo e chato. Assim, todos têm oportunidade de ler e vão dar vez aos outros.
 
5ª Dica: O sarau não pode ser interrompido, pois a leitura é um momento de atenção e divertimento. Portanto, se for oferecer algo para comer, dê preferência aos petiscos, como amendoim, tábua de frios e outros semelhantes.
 
IMPORTANTE: O sarau precisa ter rotatividade. Se você perceber que há pessoas que ainda não tiveram chance de ler, tome as rédeas da organização e defina uma ordem. 
 
Agora é só aproveitar estas dicas e fazer o seu sarau! Não se esqueça que o sarau é um momento de se sentir agradavelmente confortável e que o mais importante é se divertir!