PRÓXIMO ENCONTRO
20 DE AGOSTO DE 2022

VAGAS LIMITADAS!

Local: Parque Nacional das Emas

Data: 20 a 21 de Agosto de 2022 - às 19 horas

(Sábado para domingo)

Ingresso por pessoa (2º Lote): R$170

(Incluso o Workshop, Jantar, Ice-break, Café da manhã

e as taxas de acampamento, guia, manutenção e limpeza do parque.)

Formas de pagamento: Pix, Transferência.

Já pensou em ver um céu estrelado de verdade? No Parque Nacional das Emas, em Goiás, o céu é tão limpo que se iguala ao de lugares como o Deserto do Atacama por exemplo, atingindo nível máximo de excelência na escala Boortle, uma escala astronômica internacional de qualidade de observação. Venha conosco observar o Universo no melhor céu do país, no coração do Brasil!

Durante uma noite inteira, ficaremos observando o céu na sede do Parque Nacional das Emas, que será nosso destino em diversos passeios e trilhas, além de outras atividades que podem ser contratadas com outros guias especializados.

Nosso evento começa no pôr do sol de sábado e termina no domingo ao amanhecer. Entretanto, o fim de semana pode ser aproveitado em passeios e atividades no Parque Nacional das Emas, como esportes aquáticos no Rio formoso e o Safari onde acontece o encontro com vários animais como Antas, Emas, Lobos e até mesmo Onças, se for um dia de sorte. E aí? Vem comigo?

Phablo araujo BBC Brasil.png

Vejam essa fotografia feita durante nosso último workshop, publicada na BBC Brasil!

O QUE É O WORKSHOP DE ASTRONOMIA?

Conhecer o céu noturno possibilita a observação e a identificação das luzes e fenômenos que acontecem todos os dias sobre nossas cabeças. O workshop é uma reunião de um grupo de pessoas com o propósito de conhecer o céu em um local privilegiado, longe da poluição da cidade. Utilizando telescópios (incluindo os da Oort Tecnologias) vamos conhecer todos os planetas visíveis do Sistema solar como Marte, Júpiter e Saturno e apontaremos ainda as  constelações, galáxias, nebulosas, e estrelas distantes com informações  e curiosidades sobre os astros a medida que fazemos nossa tour pelo Universo. Se deixar guiar pelo céu é um caminho sem volta, de descobertas e novas visões, muito além do que poderíamos imaginar. Nos meses de Julho e Agosto acontecem duas das maiores chuvas de meteoros que podemos ver do Brasil e tendo o Parque das Emas um céu praticamente transparente, vamos observar essa chuva de estrelas cadentes no final da madrugada no alto da torre de observação, onde acompanharemos o clarear do dia com uma visão panorâmica da reserva natural.

No workshop você irá encontrar pessoas de todo o Brasil, incluindo alguns viajantes e aventureiros que também possuem trabalhos incríveis envolvendo a natureza. Nessa foto ao lado por exemplo, conheci meus amigos do @entreparquesbr

Background 1080p turma workshop.jpg

A turma com a nossa Galáxia Via Láctea ao fundo, na tour de Workshops de 2021.

O CÉU NO DIA 20 DE AGOSTO DE 2022

Essa é a melhor época do ano para observar o céu no Hemisfério Sul. Logo após o por do sol, veremos a nossa Galáxia a Via Láctea, surgindo no céu. Ela nos acompanhará durante quase toda a noite, e com os telescópios vamos navegar pelas nebulosas e aglomerados mais brilhantes no braço de Sagitário, o lado da galáxia que vemos daqui do Sistema Solar.

via lactea phablo araujo exemplo.jpg

A Via Láctea sobre o Rio Formoso no PNE e um zoom em seu centro mostrando as inúmeras nebulosas e aglomerados no braço galático. Foto/Arquivo/Phablo Araujo

stellarium-014.png

Logo as 20h já será possível observar Saturno e às 22h o planeta Júpiter (o maior do sistema) nascerá no horizonte. Marte, possivelmente a próxima parada da humanidade e ícone de discussão durante a noite, estará visível a partir das 1h da manhã. No final da noite como falaremos a seguir, teremos praticamente todos os planetas alinhados no céu.

Simulação no programa Stellarium mostrando o alinhamento planetário que estará acontecendo no dia do workshop do dia 20 de Agosto.

Tem muito mais estrelas no céu do grãos de areia em todas as praias da Terra. Essas estrelas pertencem à Galáxias e a nossa é só uma entre bilhões de outras. O céu do Parque é tão limpo, que poderemos com sorte observar a Galáxia de Andrômeda a olho nu. No telescópio, teremos uma vista deslumbrante da galáxia mais próxima de nós, porém ainda assim tão distante, que sua luz demora 2,5 milhões de anos para chegar até aqui.

Galáxia de Andrômeda registrada com um dos nossos telescópios nas proximidades do Parque Nacional das Emas.

M31-July-2021---Oort-S8-Acro-Phablo Araujo-.png

POR QUE O CÉU DO PARQUE NACIONAL DAS EMAS?

 
night-sky-darkness-scale.jpg

Existe uma escala astronômica internacional que mede a transparência do céu em um determinado lugar de 1 a 9, sendo o maior valor, o índice o céu nas grandes cidades. Todavia, mesmo em cidades médias com cerca de 100 mil habitantes, o céu na região central chega ao mesmo nível que o céu da grande São Paulo por exemplo. Estamos em uma Era onde poucos verão a própria Galáxia onde vivemos.

No Parque Nacional das Emas, estamos livres (por enquanto) da poluição luminosa das cidades com nível 1 na escala Bortle, o mesmo encontrado em locais como o deserto do Atacama do exemplo.

Clique no mapa abaixo e veja você mesmo!

LightPollutionMap_Screenshot2.png
LightPollutionMap_Screenshot.png

APRESENTADO POR PHABLO ARAUJO

Phablo Araujo

Físico, fotógrafo

Físico pela Universidade Federal de Jataí (UFJ)  e Ambientalista pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Phablo desenvolve há 7 anos pesquisa e divulgação científica na região sudeste de Goiás. Atualmente desenvolve pesquisas envolvendo física e química de meteoros e cometas, além de tecnologias em estações meteorológicas e estratosféricas.

Com trabalhos publicados em veículos como NASA, National Geographic e BBC, Phablo possui 10 anos de experiência em astrofotografia, revelando o céu do Brasil como nunca antes!

37062175_1800808576665526_2710753344556630016_n.jpg
DSC01071-Pano copy.jpg

Algumas Fotografias Compartilhadas de Phablo

Clique para visitar a publicação!
IMG_8535.jpg
IMG_8532.jpg
IMG_8534.jpg
IMG_8530.jpg
IMG_8531.jpg
IMG_8536.PNG

Colaboração NASA/NATGEO

Sonda Juno Phablo Araujo200-80.jpg
Foto-PHABLO.NATGEO-700x536.jpg
Phablo Araujo Natgeo Nasa.jpg

Em 2017, a sonda Juno da NASA chegou ao Planeta Júpiter após quatro anos de viagem. Até hoje, as imagens dos voos rasantes que a sonda faz pelo planeta são enviadas via rádio para a Terra e disponibilizadas no portal da sonda para que astrofotógrafos do mundo todo possam processar essas imagens usando suas próprias técnicas.

 

No voo 5, as imagens processadas por Phablo foram para os tabloides da National Geographic, onde a revista comemorava a chegada da Juno em Júpiter. Todas as fotos da missão processadas e editadas pelo nosso apresentador estão disponíveis no site da NASA, clicando aqui.

Minha Experiência

CHUVA DE METEOROS

Teremos o privilégio de estar sob um céu transparente em uma noite onde a Terra atravessa o rastro de poeira de um cometa. Isso gera uma chuva de meteoros que é o nome dado quando vemos várias "estrelas cadentes" depois de observar por alguns minutos. A "Perseidas" é uma chuva famosa e pode gerar alguns bólidos ou meteoros grandes. Essa chuva acontece todo ano no mês de agosto, com pico na metade do mês. Isso porque é sempre nessa época que a órbita da Terra encontra o rastro de poeira de um cometa chamado "Swift-Tuttle". O nome da chuva vem por conta da direção do rastro, pois quando observado da Terra os meteoros parecem estar vindo da constelação de Perseus. Legal não é?

A primeira turma que levei para o alto da Torre de observação do PNE. Nesse dia estávamos observando a chuva de meteoros Perseidas, que acontece no mês de Agosto. Nessa foto tem outra viajante da internet a @larydilua! Reparem que fiquei meio transparente na foto, isso porque eu cheguei no meio da exposição, pois minha câmera não estava funcionando o intervalômetro. Mas é uma foto memorável, amo muito.

turma 1 Phablo Araujo.jpg
stellarium-015.png

Simulação no Stellarium mostrando a constelação de Perseus e a direção do radiante da chuva de meteoros "Perseidas".

O AMANHECER

Esse é um momento praticamente mágico no Parque Nacional das Emas. Neste dia, a Lua minguante nascerá por volta das 4h e então poderemos observar as crateras e as montanhas do nosso satélite natural, também outra parada importante durante nosso bate papo astronômico. Após um lanche quentinho, vamos fazer uma visita à torre de observação onde poderemos observar o restante da chuva de meteoros e algo muito interessante de se observar nos dias de hoje: os satélites artificiais! São centenas deles cruzando e refletindo a luz do sol a centenas de quilômetros acima de nós, na órbita da Terra. Possivelmente, poderemos ver até a Estação Espacial Internacional ou a Chinesa, ambas são tripuladas. Além das máquinas distantes, a partir da torre vários municípios são vistos em volta com suas luzes artificiais.

Lá na torre vamos presenciar a mudança de tonalidade do céu, com o planeta Vênus encerrando a noite com chave de ouro. Ver a estrela D'Alva brilhante como uma bola de fogo no céu é incrível e nesse momento, você poderá notar praticamente todos os planetas que são visíveis a olho nu em um arco celeste. E quando o sol aparecer, veremos a imensidão verde que se estende 360º em volta da torre, os limites da reserva e os mais de dois milhões de cupinzeiros no horizonte, aguardando as chuvas para abrigar a bioluminescência, que ocorre a partir de setembro.

001.jpg

A turma observa o início do dia no ponto mais alto do Parque, que por si só fica a 1000 m (mil metros) acima do nível do mar.

ONDE SE HOSPEDAR EM
CHAPADÃO DO CÉU

Hotel Pousada Vila do Cerrado

Vila do Cerrado - (64) 99963-1553 (Whatsapp)

Instagram @hotelvilladocerrado

Hotel Pousada das Emas

Pousada das Emas - (64) 3634 1986 (Whatsapp)

Clique aqui para reservar via Booking!

Instagram @hotelpousadadasemas

Jantar, Ice Break e Café da Manhã

1Awards-03 copy.png
Awards-03 copy.png

JANTAR

Caldo de mandioca com carne de frango e especiarias e acompanhamentos.

20h00min

1Awards-03 copy.png
Awards-03 copy.png

ice break

Um momento de descontração com petiscos

para deixar a noite quentinha.

21h00min

1Awards-03 copy.png
Awards-03 copy.png

café da manhã

Para finalizar nosso evento com o som dos pássaros

e o sol chegando nas verdes paisagens do PNE!

Domingo - 07h00min