top of page

APRENDA ASTROFOTOGRAFIA
COM PROFISSIONAIS

18 de Março de 2023

VAGAS LIMITADAS

Local: Torres, Rio Grande do Sul

Data: 18 de Março de 2023 - a partir das 22 horas (De Sábado para domingo)

Workshop & Curso de Edição: (1º Lote): R$180

Formas de pagamento: Pix, Paypal, Transferência.

WORKSHOP 231 8X10 copy.jpg

Já pensou em ver um céu estrelado de verdade? Melhor do que isso, fotografar todo o esplendor da Via Láctea e aprender como processar e editar essas imagens com dois dos mais notáveis astrofotógrafos brasileiros, ambos com quase uma década de experiência com imagens mundialmente conhecidas em veículos como National Geographic, NASA e BBC. Venha conosco aprender a observar, identificar e registrar as mais belas paisagens do nosso Universo num dos melhores céus do sul do nosso país, pela segunda vez na região!

Durante uma noite inteira, você aprenderá como realizar as mais impressionantes fotografias do céu da sua vida, até ali. Pois após nosso encontro, você receberá acesso a um curso exclusivo de edição de fotos celestes, dividido em duas partes, uma com a visão de Gabriel Zaparolli (Torres/RS) e outra com a de Phablo Araújo(Jataí/GO),  onde você irá encontrar todas as dicas e instruções com o passo a passo para alcançar os mesmos resultados, conhecendo todos os tipos de técnicas astronômicas como fotos panorâmicas, tracking e empilhamento.

Nosso evento começa no pôr do sol de sábado e termina no domingo ao amanhecer, em um local exclusivamente divulgado para os participantes inscritos! E aí? Vem com a gente no primeiro Workshop de Astrofotografia do ano?

APRESENTANDO

Me-Gabriel-zapArtboard-2.png
Me-Gabriel-zapArtboard-1.png

Físico pela Universidade Federal de Jataí (UFJ)  e Ambientalista pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Phablo desenvolve há 7 anos pesquisa e divulgação científica na região sudeste de Goiás. Atualmente desenvolve pesquisas envolvendo física e química de meteoros e cometas, além de tecnologias em estações meteorológicas e estratosféricas.

Com trabalhos fotográficos publicados em veículos como NASA, European Space Agency, National Geographic e BBC, Phablo possui 10 anos de experiência em astrofotografia, revelando o céu do Brasil como nunca antes!

Físico, fotógrafo

Fotógrafo

Um dos fotógrafos mais notáveis do Sul do Brasil, com anos de experiência em fotografias celestes na região de Torres/RS. Gabriel tem trabalhos fotográficos publicados em veículos de informações nacionais e internacionais como a BBC, além de experiência única em fotografias de tempestades elétricas, de meteoros e da bioluminescência no litoral gaúcho.

Clique nas imagens para ver os posts pelo mundo!

CLIQUE NAS IMAGENS PARA ABRIR NO INSTAGRAM

natgeo phablo araujo.jpg

@Natgeo no Instagram
Video: Phablo Araujo & Katie Orlinsky

OORT TECNOLOGIA TELESCÓPIOS PHABLO ARAUJO GABRIEL ZAPAROLLI (1).jpg

@BBCBrasil no Instagram
Foto: Gabriel Zaparolli

OORT TECNOLOGIA TELESCÓPIOS PHABLO ARAUJO GABRIEL ZAPAROLLI (2).jpg

Agência Espacial Europeia @esa no Instagram (Cometa Leonard)
Foto: Phablo Araujo

O CÉU EM 18 DE MARÇO

Nesta época do ano a parte mais intensa da Via Láctea surge por volta da meia noite, marcando assim o início de uma nova temporada de observação. Nesse dia a Lua estará minguante e surgirá apenas no final da madrugada. Escolhemos esta data para termos na mesma noite, uma visão estonteante da galáxia sobre o mar e depois, uma leve iluminação da Lua nos horizontes avermelhados alguns minutos antes do nascer do Sol. Com os telescópios, poderemos visualizar as imensas regiões de aglomerados e nebulosas que se misturam às bilhões de estrelas que formam a nossa galáxia.

milkyway phablo araujo.jpg

A região central da Via Láctea fotografada por Phablo Araújo em Goiás, 2021. Utilizando a técnica de empilhamento, esta imagem é composta de seis exposições para revelar todas as nuvens gasosas neste quadro. Esta e outras dezenas de técnicas serão demonstradas em nosso workshop!

Antes do amanhecer, a Galáxia irá percorrer o céu entre as montanhas e falésias das praias de Torres. Aguardaremos por esse momento pois a Via Láctea estará perfeitamente alinhada com estas esculturas naturais da Terra nas belíssimas praias do litoral gaúcho. Durante o workshop, Phablo e Gabriel apresentarão suas técnicas de astrofotografia que já foram vistas por milhões de pessoas em todo o mundo, uma oportunidade perfeita para você aprender a utilizar o máximo de recursos possíveis da sua câmera e levantar a cortina da noite rumo ao Cosmos nesta experiência incrível!

Panorama_guarita1(1).jpg
285013917_174662884907713_6050201341611065813_n.jpg
297325026_1471532759975048_8261247795710948664_n.jpg

Astrofotografias de Paisagem do residente Gabriel Zaparolli feitas em Torres/RS. Clique para visitar o perfil no instagram!

WORKSHOP + CURSO DE EDIÇÃO

Fotografar não é apenas clicar. Existem processos criativos que levam décadas para serem adquiridos e desenvolvidos, até se obter imagens tão estonteantes da nossa própria galáxia, a Via Láctea. Ao final do Workshop você receberá um código para acesso exclusivo a um curso de edição divido em duas partes, uma explicada por Gabriel Zaparolli e outra por Phablo Araújo. Dessa forma, você terá mais de duas horas de conteúdo com a visão dos dois astrofotógrafos mais notáveis do país, com uma verdadeira aula explicando como obter estes resultados passo a passo.

phablo araujo.JPG
IMG_8503.PNG

Astrofotografias de Paisagem de Phablo Araujo no Parque Nacional das Emas/GO, publicada pela BBC Brasil.  À esquerda a foto original no software Lightroom antes do processamento e edição. Clique para visitar os posts no Instagram!

FOTO OFICIAL DO ÚLTIMO EVENTO EM TORRES

Clique para ver mais fotos do evento na galeria

EQUIPAMENTO NECESSÁRIO

Existe uma série de combinações de configurações na câmera e na lente que são necessárias para se fazer astrofotografias.  Além de um tripé para manter a câmera fixa, você precisa verificar se seu equipamento tem as configurações abaixo.

Sensibilidade ISO:

canon-g12-noise-shots-4EV.webp

Exemplo do aumento do ruído a medida que aumenta o ISO em uma câmera.

O ISO basicamente o nível de energia elétrica enviado para o sensor. Quanto maior mais energizado mais sensível à luz o pixel fica. Em contrapartida porém, aumenta o ruído devido essas interferências elétricas. Isso é o que define uma boa câmera para astrofoto, um equipamento que consiga ser sensível sem perder a qualidade da imagem recebida. Para astrofotografia é necessário trabalhar geralmente na faixa de ISO 800 até ISO 3200. Se sua câmera tem controle manual de ISO e se ela oferece uma imagem "legível" nesse intervalo de ISO 800 até ISO 1600, você pode estar apto para astrofotografia!

Tempo de Exposição

PHABLO ARAUJO METEORO VIA LACTEA.jpg
284621025_170290365396238_365733663183962906_n.jpg

Exemplo de fotos da galáxia registrada com 30 segundos de exposição. À direita uma foto "single" (apenas um clique) de Phablo Araujo e no Parque Nacional das Emas utilizando uma câmera Sony A7R em ISO 3200. À esquerda está uma foto de Gabriel Zaparolli também com 30 segundos de exposição, porém com uma técnica de empilhamento de várias exposições, o que aumenta o contraste do céu estrelado.

Aprenderemos todas essas técnicas em nosso curso!

Imagine que o sensor da sua câmera é um balde de água na chuva e que a chuva é a luz chegando. Quanto mais tempo o balde passar na chuva, mais cheio ele irá ficar. Quanto mais tempo os pixels ficarem expostos à luz, mais claros eles irão ficar. Esse é o princípio da longa exposição, que usamos para capturar luz suficiente do céu para registrar imagens que nossos olhos não podem ver. Sua câmera deve ter controle manual do tempo de exposição para registrar imagens como essas acima.

Abertura

lens-aperture-stop-down-diaphragm-animation.gif

Exemplo da abertura da lente. Quanto mais fechado mais escuro.

Lembra do balde d'água? Quanto mais largo for o balde, mais água ele pode coletar. Assim, precisamos de lentes que ofereçam o máximo de passagem de luz possível. A abertura da lente é uma relação entre o diâmetro de entrada e de saída de luz. Quanto mais próximo de 1 esse fator, melhor.

 

Geralmente nas câmeras a lente do kit tem abertura f/3.5 ou f/4 o que está dentro do mínimo exigido para fotos de paisagem com a Via Láctea por exemplo. Porém uma lente f/2.8, f/2 ou f/1.4, fornecerá imagens muito mais claras da paisagem fotografada.

Exemplos de Câmeras

Câmeras de Entrada

Canon T3i ou modelos próximos (T4, T5, T6...)

Nikon D5100 ou modelos próximos

Sony Alpha 6000 ou posteriores (a6300, a6400...)

Câmeras de Alta Performance

Canon 6D, 5D, RP Mirrorless...

Nikon D750, D850

Sony a6500, A7, A7r ,A7s...

Precisa de ajuda para saber se é possível fazer astrofotografia com sua câmera? Entre em contato conosco, estamos à disposição para responder suas dúvidas!

Resumindo...

Mode-Dial-Close.jpg

Exemplo de câmera no modo manual (M).

Se sua câmera tem o modo manual e um bom alcance de sensibilidade ISO, você pode obter boas fotos noturnas e com nosso curso, poderá ir muito mais além! Inscreva-se e participe conosco dessa grande aventura!

WORKSHOP + CURSO DE EDIÇÃO

Fotografar não é apenas clicar. Existem processos criativos que levam décadas para serem adquiridos e desenvolvidos, até se obter imagens tão estonteantes da nossa própria galáxia, a Via Láctea. Ao final do Workshop você receberá um código para acesso exclusivo a um curso de edição divido em duas partes, uma explicada por Gabriel Zaparolli e outra por Phablo Araújo. Dessa forma, você terá mais de duas horas de conteúdo com a visão dos dois astrofotógrafos mais notáveis do país, com uma verdadeira aula explicando como obter estes resultados passo a passo.

phablo araujo.JPG
IMG_8503.PNG

Astrofotografias de Paisagem de Phablo Araujo no Parque Nacional das Emas/GO, publicada pela BBC Brasil.  À esquerda a foto original no software Lightroom antes do processamento e edição. Clique para visitar os posts no Instagram!

APRENDA ASTROFOTOGRAFIA
COM PROFISSIONAIS

18 de Março de 2023

VAGAS LIMITADAS

Local: Torres, Rio Grande do Sul

Data: 18 de Março de 2023 - a partir das 22 horas (De Sábado para domingo)

Workshop & Curso de Edição: (1º Lote): R$180

Formas de pagamento: Pix, Paypal, Transferência.

PROGRAMAÇÃO EXCLUSIVA PARA PARTICIPANTES!

bottom of page